Entenda a importância da odontopediatria

Independentemente da rotina corrida da vida moderna, toda mãe cuidadosa deseja oferecer o melhor tratamento possível, em todas as áreas da vida, para seus filhos.

Uma área que costuma suscitar muitas dúvidas é a que diz respeito ao tratamento dentário dos bebês e crianças. A falta de informação sobre o assunto e a ausência de clínicas verdadeiramente especializadas contribuem ainda mais para que esse tema seja negligenciado.

Para ajudar você a entender a importância da odontopediatria e a esclarecer as questões que cercam essa temática, leia o post a seguir!

O que é odontopediatria?

Odontopediatria é a área da odontologia destinada aos cuidados específicos que são necessários para a saúde e a higiene bucal dos bebês, das crianças e dos adolescentes.

Esse profissional está capacitado a acompanhar toda a primeira fase da dentição, que é totalmente diferente da dentição permanente.

Além disso, o odontopediatra está preparado para lidar com o temperamento inquieto e assustado que as crianças apresentam ao sentar na cadeira. Vale dizer que existe todo um protocolo de adaptação que é planejado para esse objetivo.

Qual é a importância da odontopediatria?

Um pensamento comum entre as mães é que se os bebês e as crianças não apresentam problemas de saúde bucal, a visita ao dentista não é necessária. Entretanto, visitas regulares ao odontopediatra vão garantir que informações importantes sejam transmitidas.

Por exemplo: o profissional vai orientar as mães em relação aos sintomas referentes ao surgimento dos primeiros dentinhos, como proceder nesses casos, bem como qual é o momento certo para retirar mamadeiras e chupetas da rotina das crianças, e até quais marcas devem ser escolhidas no momento de aquisição desses itens.

Dúvidas comuns a respeito de como escolher a escova ideal, qual é a hora certa para começar a escovação e o momento de deixar as crianças escovarem os dentes sozinhas também serão desfeitas.

Qual é a importância da prevenção?

A prevenção em qualquer setor da vida é de suma importância, contudo quando o assunto é saúde bucal essa relevância se multiplica.

A prevenção certamente evitará que problemas ocultos se manifestem na boca das crianças sem que os pais tomem conhecimento e, consequentemente, sem que possam tomar medidas práticas em tempo hábil.

Por que tratar dentes de leite se eles cairão depois?

Mesmo a dentição de leite, que será trocada posteriormente, merece cuidados e atenção, principalmente porque dentes com cárie podem ser muito dolorosos, propagando infecções que posteriormente comprometerão a saúde dos dentes definitivos.

Quando começar as visitas ao dentista?

As visitas ao consultório do dentista devem começar cedo, na primeira fase do bebê, para que as mães possam ser ensinadas a fazer a higiene adequada dos pequenos. Essa limpeza pode ser feita com gaze, dedeira de silicone ou borracha, ou ainda algum tecido macio umedecido.

A escovação deve começar tão logo surja o primeiro dente de leite.

Assim, está mais do que provado que as visitas regulares ao odontopediatra devem começar o mais cedo possível!

Agora que você já sabe qual é a importância da odontopediatria, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *