Aparelho de porcelana: saiba quais as vantagens e desvantagens

Os aparelhos de porcelana caíram no gosto do público, principalmente entre os adultos, que nem sempre se sentem a vontade para usar um aparelho metálico. E essa preferência se deve ao fato destes aparelhos serem esteticamente mais agradáveis, pois são mais discretos.

O aparelho de porcelana possui bráquetes da cor do dente, por isso, ele propicia um visual mais clean no sorriso do paciente. Mas, como todo e qualquer tratamento odontológico, o aparelho de porcelana possui vantagens e desvantagens, mas antes de discorrer sobre esse assunto, vamos entender o que exatamente ele é:

O que é o aparelho de porcelana?

Também conhecido como aparelho estético ou transparente, o aparelho de porcelana é bem semelhando ao modelo convencional. A única diferença é que os bráquetes, aquelas pecinhas que são coladas no dente —, são confeccionados em porcelana ou safira monocristalina.

Os bráquetes de safira são translúcidos e ficam quase imperceptíveis. Quanto ao arco, é o mesmo usado no aparelho metálico, porém ele é revestido com uma cor branco, para que fique mais discreto.

Como o modelo convencional, ele também necessita do uso de elásticos, mas, como as peças do aparelho, as ligaduras são transparentes.

Em quais casos será indicado?

O aparelho de porcelana é indicado para correção das mesmas falhas que o aparelho convencional, pois ambos funcionam praticamente da mesma forma, o que muda é apenas o material o qual eles são confeccionados.

Quais suas principais vantagens?

Como todo e qualquer tratamento, o aparelho estético de porcelana tem lá suas vantagens. Veja quais:

  • são esteticamente mais agradáveis;
  • seu uso pode ser quase imperceptível;
  • tem a mesma funcionalidade do aparelho convencional;
  • são tão resistentes quanto o modelo metálico;
  • existe a opção de aparelho estético autoligado, que torna o tratamento mais rápido.

Então, se você procura um tratamento discreto e eficaz, o aparelho de porcelana é sem dúvida, uma excelente opção.

E desvantagens?

Mas, nem tudo são flores e o aparelho de porcelana tem desvantagens também. E a principal delas está relacionada a seu custo, que é muitas vezes superior ao do modelo convencional. Isso se deve ao fato de que os materiais os quais são confeccionados serem importados.

O aparelho de porcelana precisa de cuidados especiais?

Quando um paciente usa aparelho ortodôntico fixo, obviamente que os cuidados com sua higiene bucal devem ser redobrados. Isso vale para qualquer modelo, pois a má higiene pode causar cárie, gengivite e ouros problemas. 

A escovação deve ser feita com cuidado e com uma escova apropriada, o fio dental também deve ser usado diariamente, além de antiséptico bucal, caso o dentista indique. Ficar atento ao que come também ajuda a manter o aparelho inteiro, pois como o modelo metálico, os bráquetes podem se soltar, caso o paciente consuma alimentos muito duros.

Como o aparelho de porcelana também necessita de ligaduras elásticas, é bom evitar alimentos como café, vinho, beterraba e outros que contenham muitos corantes, pois como as ligaduras são brancas, elas tendem a manchar mais rapidamente. 

Tem mais alguma dúvida em relação ao uso do aparelho de porcelana? Então faça sua pergunta, deixando um comentário no post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *