Afinal, o que é bruxismo?

Você já acordou com uma forte dor de cabeça mesmo tendo dormido a noite toda? E quando foi mastigar, pereceu que os ossos da face doíam muito ou não tinham força? Saiba que isso pode estar relacionado com o problema do bruxismo.

Esse distúrbio é muito comum e atinge pessoas de todas as idades, por isso, hoje vamos esclarecer suas dúvidas sobre o que é bruxismo, seus sintomas, como identificar esse problema e outros assuntos interessantes sobre o tema. Acompanhe nosso artigo.

O que é Bruxismo?

O bruxismo é uma condição que acomete pessoas de diferentes faixas etárias, inclusive é muito comum durante a infância. Ele se caracteriza pelo ato involuntário de ranger ou apertar os dentes durante o sono.

Quem tem o bruxismo não percebe que realiza esses movimentos enquanto dorme, no entanto, as demais pessoas podem escutar o barulho do ranger e às vezes estalos.

O bruxismo também pode se manifestar durante o dia, quando a pessoa aperta os dentes com muita força sem perceber.

Nesse caso, o problema recebe o nome de briquismo, bruxismo em vigília ou apertamento desperto.

Quais são os sintomas do bruxismo?

Os sintomas do bruxismo são variados, e podem ser percebidos pela pessoa logo pela manhã, assim que ela acorda. Porém, muitas vezes a pessoa está tão habituada com a dor de cabeça matinal que não associa esse estado ao bruxismo.

Algumas apenas descobrem o problema quando percebem alterações na estrutura dos dentes ou quando são alertadas pelo dentista. Isso causa enorme prejuízo para a saúde bucal, sendo assim, é essencial estar atento aos sintomas, que são:

• dor de cabeça;
  • dor na mandíbula;
  • dor na face;
  • dor no pescoço;
  • dificuldade para mastigar;
  • dificuldade para abrir a boca ou falar;
  • restaurações soltas;
  • dentes quebrados;
  • dentes com o esmalte rachado;
  • dentes desgastados;
  • contrações rítmicas nos músculos da mandíbula;
  • ranger de dentes a noite percebido por outros;
  • estalos na mandíbula quando ela se movimenta;
  • inchaço na mandíbula;
  • gengiva ferida.

Com o passar do tempo a força exercida sobre os músculos e a articulação temporomandibular leva ao desgaste dos ossos. Isso ocasiona os problemas de Disfunção da Articulação Temporomandibular (DATM).

Nesse caso a mandíbula fica dolorida, os ossos se desgastam a ponto de fazê-la deslocar, a alimentação fica limitada, compromete-se a mastigação e muitas vezes também a fala.

Como saber se tenho bruxismo?

Para alguém saber se tem o bruxismo não é preciso ser observado durante o sono para identificar o ranger. Isso pode até mesmo ser ineficaz, porque nem sempre a pessoa fricciona os dentes uns contra os outros, ela pode apenas apertá-los.

Para identificar o bruxismo observe como você acorda, se sente dores prolongadas na face, na mandíbula ou dor de cabeça. Observe a estrutura dos dentes, se não estão gastos ou quebradiços.

Para ser melhor instruído sobre o problema, marque uma consulta com um dentista e relate para ele os sintomas que você tem apresentado. Assim ele poderá avaliar se estão relacionados ao bruxismo ou a outro problema bucal ou orofacial.

Como o bruxismo é tratado?

As causas do bruxismo são diversas. Ele pode se manifestar em razão:

• do estresse;
  • da ansiedade;
  • da hereditariedade;
  • do uso do tabaco;
  • do consumo bebidas alcoólicas,
  • do uso de alguns medicamentos;
  • da dependência química;
  • de alterações na anatomia da arcada dentária ou facial.

O tratamento é determinado segundo aquilo que tem causado o bruxismo. Geralmente o dentista indica o uso da placa miorelaxante, um dispositivo fabricado em silicone ou acrílico que inibe os movimentos involuntários e protege os dentes.

Caso o bruxismo seja causado por estados de ansiedade ou estresse, é preciso associar a esse tratamento medidas relaxantes e investir em qualidade de vida.

Agora que você já sabe o que é bruxismo e quais são as suas consequências, não ignore as dores de cabeça matinais. Ao perceber os sintomas procure por um dentista e inicie o tratamento segundo a sua indicação, para evitar que o bruxismo cause prejuízos maiores para sua saúde.

Agende uma consulta com bom profissional perto de você para receber o diagnóstico e tratamento adequados.

2 thoughts on “Afinal, o que é bruxismo?