6 jeitos divertidos de incentivar a higiene bucal de crianças

Cuidar da saúde dos filhos é uma importante tarefa. Mães e pais sabem bem disso e devem manter em dia a carteira de vacinação, levá-los com frequência ao pediatra, estar atentos a qualquer sintoma de adoecimento, além de muitas outras precauções. E entre os cuidados, um dos que exige bastante atenção é a higiene bucal de crianças.

Incentivar a limpeza adequada da boca é uma ação que precisa ser constante. Mas apesar desta ser uma hora que costuma gerar desconforto e irritabilidade por parte dos pequenos, você pode reverter essa situação, transformando esse momento em uma chance de diversão.

Para te ajudar com essa tarefa, preparamos 6 dicas com jeitos bem legais de incentivar a higiene bucal de crianças. Confira!

1. Utilize escovas que chamem a atenção

Uma boa forma de fazer com que a criança se interesse pela hora da escovação é com escovas ou acessórios (prendedores, tampinhas) temáticos, de personagens que ela goste ou que tenham algo divertido e chamativo. Isso fará com que ela seja envolvida ainda mais na tarefa.

2. Dê o exemplo para os pequenos

Todos sabemos que as crianças aprendem muito mais pelos nossos exemplos do que por nossas palavras. Sendo assim, aproveite para escovar seus dentes no mesmo momento que a criança, pois isso vai incentivá-la e mostrar a ela o quão importante é essa tarefa.

Brinque de deixar que seu filho escove os seus dentes e vice-versa. Faça com que essa seja uma atividade compartilhada, assim ele gostará de participar junto com você.

3. Brinque de “O mestre mandou”

A garotada adora essa brincadeira, então que tal usá-la durante a escovação? Dê a escova para a criança e diga o que ela deve fazer. Por exemplo, “Seu Mestre mandou escovar os dentes de trás”, “Seu Mestre mando escovar a língua”, e assim por diante.

Desse jeito, essa será uma hora do dia muito alegre e os pequenos, com certeza, vão amar.

4. Deixe que a criança escove os dentes do brinquedo

Como boa alternativa, fale para a criança escovar os dentinhos dos seus bonecos ou então faça um desenho de criança ou bichinhos em algum material resistente, como E.V.A., com um belo sorriso, no qual o pequeno poderá praticar a escovação.

Depois do boneco, será a vez dele!

5. Incentive por meio de prêmios

Vez ou outra, combine com a criançada de escovarem os dentinhos e, após o processo, você passará inspecionando. Se estiverem bem escovados, eles ganharão um ponto.

Esses pontos deverão ser marcados em uma tabela e ao final da semana, se atingirem determinada pontuação, receberão um prêmio (pode ser um passeio no parque, alguns minutos a mais de televisão ou qualquer outra atividade legal).

6. Cante músicas ou conte histórias

É possível tornar a higiene bucal de crianças em um momento encantador. Para isso, utilize músicas ou historinhas, que podem ser pesquisadas na internet, inventadas por vocês ou buscada na memória. Como aquela música do banho do ratinho do Castelo Rá-Tim-Bum, lembra?

Gostou das dicas? Agora que você conheceu jeitos diferentes de cuidar da higiene bucal de crianças, aproveite para entender mais sobre a importância de uma boa escovação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *